D.I.Y

   Oie cerejinhas, olha quem apareceu ! haha 
  Nesses dias que eu sumi, eu me dediquei a fazer um short tingido e uma blusa com a técnica tie- dye. 
  Neste post vou ensinar a vocês (nosso primeiro D.I.Y *-*)como fazer a técnica tanto do degradê quanto do tie-dye.
  Vamos aos materiais do short

MATERIAIS:
  • Uma calça Jeans velha ou um short jeans 
  • Tintol da cor da preferência de vocês.
  • Estilete.
  • Lixa de unha/parede/pé (tanto faz)
  • Tesoura
  • bacia grande
  • Panela
  • água sanitária (caso o short não seja branco)
   O primeiro passo caso você tenha pegado uma calça, é vestir e marcar o comprimento antes de cortar, é importante lembrar de deixar uns 2 dedos a mais, caso você vá desfiar a berada do short. Depois é só cortar.
  Depois de ter feito isso, caso o seu short já seja branco, é só pular essa parte, caso seja o jeans normal, você vai preparar uma bacia com água sanitária ( 1 copo de aguá pra cada 1 copo de água sanitária ) até cobrir todo o seu jeans, geralmente 1 litro é o suficiente. 
  Você vai deixar agir, até que o jeans fique totalmente descolorido, assim o tintol vai pegar mais fácil...
  OBS: não deixe muito tempo na água sanitária, é o suficiente para ficar descolorido, porque a água sanitária corroí o jeans...
  O segundo passo é colocar a água pra ferver (a quantidade suficiente para cobrir todo o jeans deve ser aproximadamente uns 2 litros)




  Depois de fervido, com muito cuidado, despeje a água fervente na bacia que separamos coloque a quantidade do tintol necessária (se quiser mais claro coloque menos, e dai você vai vendo se quer mais escuro, e por ai vai)... Vai ficar aproximadamente uns 40 minutos.
 DICA: Coloque um pouco de sal junto ao corante que ele faz o tintol firmar mais no tecido.
Tintol Rosa e Roxo

Sal
Para se fazer o degradê, você começa por onde vai ser a parte mais clara do short, no meu caso, até um pouco acima da metade do short eu tingi de rosa. Depois repeti o processo com a cor roxa, e peguei um pedaço da parte rosa até o final, fazendo assim o degradê. 
Momento em que colocamos o short na água com o tintol rosa. (Obs: Observe a cor do jeans após descolorido)

Cor atingida após os 40 minutos ( a cor é um pouco mais forte e viva do que na foto )

O processo da cor roxa ( obs:a blusa ao lado)




Depois do processo de tingir o short, você tira o excesso na água e depois o coloca pra lavar.
 No dia seguinte, quando short estiver seco (ou quase totalmente seco) vamos a parte de 'rasgar' e 'desfiar' o jeans... Caso seja da sua preferência.
Alguns dos materiais que pode ser usado.

Essa foto é dos rasgados (obs: short está no avesso) 

Achei esse kit bem bacana, pra você que ainda não têm muita pratica, ele vem um aplicador, usei e gostei compre aqui.

 Eu gosto da técnica do estilete, é bem simples... Você vai pegar e passar o estiletes na horizontal, e depois vem com a lixa de unha e a passa na vertical. A medida que for lavando, a própria tendencia é do jeans desfiar, então cuidado com o que vão fazer OU pode ser feito assim:


Pra finalizar se for sua vontade é só colocar tachinhas e spikes, nos bolsos ou espalhado mesmo.


A blusa amarrada antes do processo de coloração, essa bola, é uma bola de isopor que eu tinha em casa para dar o detalhe.

Resultado final.
 Pra fechar eu aproveitei e resolvi fazer uma blusa tie-dye, é bem fácil... Você vai precisar de uma blusa lisa, o tintol e algumas gominhas elásticas. O processo é o mesmo,  de mergulhar a blusa na água fervente com o tintol. Antes disse é só amarrar algumas partes da blusa, pra dar o efeito.  (Veja as fotos acima) 

 Bom meninas por hoje é só, queria mostrar para vocês o short que eu fiz hoje para minha prima Lózinha, depois posto a foto do look dela com ele, mais por enquanto, veja como ficou ! E por último o resultado do meu short (falta fazer o acabamento )




Bom cerejinhas, estou com mais alguns shorts pra fazer, a medida que eu for fazendo vou mostrando o resultado pra vocês aqui no blog. Xoxo.




2 comentários: